segunda-feira, 24 de abril de 2017

Das gratas surpresas de se ler em família


Das gratas surpresas de se ler em família
Oi, família!
Hoje quero compartilhar uma experiência de leitura com meu filho que foi muito interessante.
Há um tempo atrás, meu filho devia ter uns seis anos, comprei um livro para ele chamado “O menino entregador de jornais”.
A história conta a rotina de um menino que levanta, ainda de madrugada, para entregar jornais nas casas, montado em sua bicicleta e acompanhado de seu cãozinho.
De imediato chamam a atenção as ilustrações belíssimas ( parece que coloridas com giz de cera), especialmente no que diz respeito à representação das casas e da natureza, cujo ponto máximo se vê na representação do amanhecer, com um colorido todo especial. Mas, o que chamou mesmo a atenção de meu filho foi o fato de o menino da história, tão novinho, já trabalhar: o garoto sai de madrugada, enquanto os pais ainda estão na cama, e a irmã menor assiste à tevê na sala. Explico que a realidade retratada no livro não é igual à de nosso país: trata-se de uma realidade estrangeira, muito embora tenhamos entregadores de jornais em nossa cidade, mas dificilmente crianças.
O fato é que até hoje ( meu filho está com dez anos) volta e meia tenho de reler essa história para ele. Bem, foi numa dessas vezes que me dei conta de um dado que me deixou admirada: descobri que o mesmo autor do livro era autor de outro que meu filho também adora “As aventuras do Capitão Cueca”. Quando fiz a descoberta, imediatamente compartilhei-a com meu menino e, a partir disso, discutimos que o mesmo autor é capaz de produzir histórias de gêneros completamente diferentes.
Mais tarde, sozinha, fiquei pensando no porquê de alguns autores tocarem tanto as crianças ( ou algumas delas)- trata-se de alguém que entende bem o universo infanto-juvenil.
Essas são as surpresas que a leitura em família nos traz.
Fica a dica: para quem quiser ler esses livros para seus filhos em casa, saiba mais acessando os links abaixo.

Até a próxima postagem.

http://livraria.folha.com.br/livros/livrinhos-infantis/menino-entregador-jornal-dav-pilkey-1149817.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/As_Aventuras_do_Capit%C3%A3o_Cueca



Nenhum comentário:

Postar um comentário