quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Incentivar o filho a ler: prática constante e que deve começar desde cedo

Muitos pais se perguntam sobre o que fazer para incentivarem os filhos a ler.
Pra começo de conversa, isso não deve ser uma atitude compulsória ou protocolar. É importante, em primeiro lugar, gostar de ler; isto é, o pai ( entenda-se mãe e pai) deve, de antemão, ser um amante dos livros, pois, se não for, como conseguirá entusiasmar seus filhos?
Leio para meu filho, o Rafa, desde que ele era bebê: sabe aqueles livros de banho, que têm as páginas de plástico? Eu levava para a banheira e, enquanto dava banho nele, ia folheando as páginas e dizendo o nome dos objetos que apareciam desenhados. Com o tempo, o Rafa mesmo virava as páginas e, quando já falava, dizia do jeito dele: " catamalã", para catamarã, um tipo de embarcação. E assim, meio brincando e tomando banho, meu filho foi aprendendo o que era um livro, por onde ele era aberto e ampliando o vocabulário dele. Pode parecer pouco, mas, observando algumas crianças na escola onde trabalho, muitas não sabem o que é uma capa e nem como devem manusear o livro.
Fica a dica: comece a ler desde cedo para seus filhos e procure escolher livros adequados à faixa-etária e interesse deles.
Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário