segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Livros com rimas e abinhas de puxar: alegria da criançada!

Oi, gente.
Fazia bastante tempo que não aparecia por aqui para trocar umas ideias com vocês.
Na última postagem, falei sobre a importância de começarmos a ler para nossos filhos desde que eles estão lá em nossa barriga, no bem bom. Lembram? Se não, basta conferir na postagem anterior.
Quando nossos filhos estão maiorzinhos, com 1 ano e meio já dá, vale a pena introduzir livros que contenham rima, abinhas de puxar e pop-up (aqueles com dobraduras que saltam das páginas, à medida que as abrimos.
Meu filho, por exemplo, adorava dois livros da autora Claudia Bielinsky ( Cia da Letrinhas), cujo personagem central, um cachorrinho muito fofo, procura beijinhos pela casa toda ( embaixo do edredon, dentro do armário, atrás da cortina). Enquanto lemos o texto, junto com a criança, vamos levantando o edredom ( todo de papel), abrindo as portas dos armários, levantando cortinas, ajudando o cachorrinho a procurar os beijinhos e, nessa busca, conceitos importantes como família, casa, pais, irmãos vão sendo trabalhados. Lemos muitas e muitas vezes esse livro e outro da mesma coleção   (Esconde-esconde na escola). Livros desse tipo, chamados livros-brinquedo, são muito atraentes nessa faixa de idade; isso sem falar no texto escrito em forma de poesia ( o jogo sonoro de palavras atrai muito as crianças pequenas). E

Nenhum comentário:

Postar um comentário