quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Ler para os filhos é prazeroso, mas exige alguns cuidados


           No último post, comentei que era importante que também lêssemos os livros que nossos filhos estão lendo, não apenas para saber de que tratam, mas para podermos trocar algumas ideias com eles. Isso, é claro, considerando crianças já alfabetizadas, com algum percurso de leitura, como é o caso de meu filho, que tem  certa autonomia como leitor.
                   Mas, e quando eles ainda não sabem ler e dependem totalmente de nós?
Será que basta comprar o livro e, assim que chegar em casa, abri-lo e começar a ler ?
            Nunca vou me esquecer de uma aula de Prática de Ensino de Língua Portuguesa, na Faculdade de Letras, quando, ao estar dando uma aula de interpretação de texto para meus colegas, um deles, fazendo papel de aluno, me perguntou sobre uma palavra:
      Professora, o que é um “riacho”?
            Nossa, não parece tão fácil? Pois é, mas me enrolei toda para explicar. Até porque, outros colegas não deixaram a tarefa mais fácil:
      Professora, qual a diferença entre rio, riacho, lago e lagoa?
            Na época eu tinha dezessete anos. Era muito inexperiente. Mas esse exercício proposto por minha professora tinha exatamente esse objetivo: mostrar que, antes de trabalharmos qualquer texto, devemos lê-lo e preparar a leitura. Isso inclui o estudo do vocabulário.
            Assim, antes de lermos para nossos filhos, é bom que façamos uma leitura prévia da história, para não sermos pegos de surpresa, caso nos perguntem sobre alguma palavra do texto. Isso também garante que entendamos o contexto onde se movimentam os personagens e como eles atuam: se, por exemplo, o personagem é um monstro, fazemos voz de monstro; se for uma formiguinha, falamos fininho, com a voz mais baixa, e assim por diante. As crianças adoram essas modulações de voz. Com o tempo, à medida que repetirmos a leitura da mesma história (essa é outra característica da criança pequena: adora repetições), nossos filhos começam a participar da leitura também, imitando as vozes dos personagens.
            Fica a dica: Prepare sempre a leitura dos livros que for ler para seus pequenos.

            Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário