Mas, e
quando eles ainda não sabem ler e dependem totalmente de nós?
Será que basta comprar o livro e, assim que chegar em casa,
abri-lo e começar a ler ?
Nunca vou me
esquecer de uma aula de Prática de Ensino de Língua Portuguesa, na Faculdade de
Letras, quando, ao estar dando uma aula de interpretação de texto para meus
colegas, um deles, fazendo papel de aluno, me perguntou sobre uma palavra:
– Professora,
o que é um “riacho”?
Nossa, não
parece tão fácil? Pois é, mas me enrolei toda para explicar. Até porque, outros
colegas não deixaram a tarefa mais fácil:
– Professora,
qual a diferença entre rio, riacho, lago e lagoa?
Na época eu
tinha dezessete anos. Era muito inexperiente. Mas esse exercício proposto por
minha professora tinha exatamente esse objetivo: mostrar que, antes de
trabalharmos qualquer texto, devemos lê-lo e preparar a leitura. Isso inclui o
estudo do vocabulário.
Assim, antes
de lermos para nossos filhos, é bom que façamos uma leitura prévia da história,
para não sermos pegos de surpresa, caso nos perguntem sobre alguma palavra do
texto. Isso também garante que entendamos o contexto onde se movimentam os personagens
e como eles atuam: se, por exemplo, o personagem é um monstro, fazemos voz de
monstro; se for uma formiguinha, falamos fininho, com a voz mais baixa, e assim
por diante. As crianças adoram essas modulações de voz. Com o tempo, à medida
que repetirmos a leitura da mesma história (essa é outra característica da
criança pequena: adora repetições), nossos filhos começam a participar da
leitura também, imitando as vozes dos personagens.
Fica a dica:
Prepare sempre a leitura dos livros que
for ler para seus pequenos.
Até o próximo
post!
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